Submissão de Propostas de Trabalhos de Investigação para Culminação de Pós-Doutoramento, Doutoramento e Mestrado para Financiamento PERÍODO DE SUBMISSÃO: 27 de Setembro a 17 de Outubro de 2021

4051

O Fundo Nacional de Investigação (FNI) foi concebido para a promoção e fomento da investigação científica e desenvolvimento tecnológico através do financiamento a entidades públicas ou privadas, vocacionadas ou com interesse no desenvolvimento da investigação científica e inovação tecnológica.

O FNI, em parceria com a Embaixada da Suécia, estabeleceu para o presente ano um programa com vista a financiar trabalhos de investigação para culminação de estudos para os níveis de Pós-doutoramento, Doutoramento e Mestrado. Através deste financiamento o FNI irá apoiar actividades de investigação de estudantes matriculados em universidades públicas e/ou privadas nacionais e internacionais, desde que a investigação decorra em Moçambique.

Assim, o FNI vem por este meio anunciar a aceitação de propostas de trabalhos de investigação para culminação do Pós-doutoramento, Doutoramento e Mestrado (prioridade será dada para propostas de Pós-doutoramento e Doutoramento), na base competitiva, em todas as áreas de conhecimento.

O objectivo deste programa é de reforçar a pesquisa em Moçambique produzindo massa crítica de investigadores e especialistas moçambicanos. O orçamento do projecto não deve exceder 205 000 MT (Duzentos e Cinco Mil Meticais) e a implementação das actividades de investigação não deverá passar de Junho de 2021.  

Os fundos deverão ser utilizados para: deslocações dentro do país para execução do trabalho de campo e/ou aquisição de reagentes laboratoriais, publicações, pagamento de taxas de acesso a internet e, processamento de texto.  

As propostas juntamente com o Curriculum Vitae do Estudante e do Supervisor, deverão ser submetidas ONLINE até ao dia 17 de Outubro de 2021 no sistema FNI-SAMP (Sistema de Administração de Monitoria de Projectos), através do site www.fni.gov.mz, link-https://eventos.fni.gov.mz/event/4/ (SUBMISSÃO DE CANDIDATURAS ONLINE)

As propostas submetidas ao FNI passam por uma triagem administrativa para verificação do cumprimento dos requisitos publicados neste anúncio e toda a documentação de suporte solicitada. As propostas que preencherem todos os requisitos serão seleccionadas para avaliação técnico-científica (efectuada por avaliadores externos e independentes ao FNI), com base nos seguintes critérios de avaliação: 

  1. Caracterização do problema, 
  2. Revisão da literatura relevante,
  3. Clareza dos objectivos e metodologia proposta, 
  4. Adequação temporal para a implementação do projecto e,
  5. Resultados esperados

NOTA: 

  1. O FNI só aceitará a submissão de propostas de trabalhos de investigação para culminação de estudos devidamente autorizadas (assinadas e carimbadas) pelo Director da Faculdade ou do Instituto Superior.
  2. Encoraja-se que 50% dos estudantes financiados sejam do sexo feminino e que pelo menos 40% das propostas sejam implementados fora da cidade e Província de Maputo.

Os candidatos serão informados sobre o resultado da avaliação das suas propostas para financiamento, independentemente da sua aprovação ou não. Os comentários dos avaliadores e a classificação serão enviados aos candidatos, contudo, os nomes dos avaliadores não serão tornados públicos.

Os candidatos cujas propostas forem aprovadas serão convidados para a assinatura do contracto de financiamento, ao que se seguirá o desembolso de fundos para o início da implementação do projecto.

Não serão aceites propostas após o período de submissão.

Para mais informações favor contactar:

Fundo Nacional de Investigação

Av. da Namaacha, Km 11.5, N1163, Matola, Recinto do ex: IPA

Província de Maputo, Tel: 21 724917; Fax: 21 724830/1

E-mail: projectos.fni@gmail.com

Website: www.fni.gov.mz  

https://eventos.fni.gov.mz/event/4/