Facilita de diálogos Angola e União Europeia (UE)

291

Workshop’s Angola, Portugal e Moçambique

No âmbito do 3º Convite à apresentação de propostas para financiamento pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento, a Facilidade de Diálogo UE-Angola realizou no dia 1 de Junho, em Luanda, a cerimónia de assinatura dos Acordos de Implementação de Acção de 8 propostas seleccionadas e aprovadas.

As áreas das propostas aprovadas, incluem o financiamento da ciência e tecnologia ética e inovadora, o desenvolvimento do capital humano, as missões empresariais internacionais, a promoção da concorrência, o planeamento do desenvolvimento nacional, a avaliação de políticas públicas e a promoção das energias renováveis, impulsionando a cooperação institucional e a troca de informações e de experiências.

A proposta aprovada na qual faz parte Angola, Moçambique e Portugal enquadra-se na acção “Politicas e práticas de financiamento para uma ciência e tecnologia global, ética, inovadora e relevante: Diálogo entre Angola, Moçambique e Portugal” e é coordenada pela Fundação para o Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (FUNDECIT), de Angola, e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) de Portugal, sendo que o Fundo Nacional de Investigação (FNI) de Moçambique é parceiro.

Com esta acção pretende-se fortalecer parcerias entre as três agências de financiamento. Para o efeito, organizar-se-ão três workshops em formato híbrido, em Lisboa, Maputo e Luanda, para discussão das práticas e instrumentos de financiamento e realizar-se-ão exercícios de análise comparativa de financiamento da Ciência e Tecnologia.