Participação do FNI no encontro do grupo consultivo do DFG

445

O FNI através da engenheira Dirce Madeira, participa no primeiro encontro do grupo consultivo da Fundação de Pesquisa Alemã (DFG), para colaboração entre investigadores africanos e alemães (29 de Março) e Workshop sobre saúde pública nos dias (30 e 31 de Março de 2023) em Bonn, Alemanha.

O grupo consultivo irá reflectir sobre as oportunidades e necessidades específicas de colaboração em pesquisa científica, bem como as condições e ambiente de pesquisa existentes para os investigadores africanos e alemães.

Irá também debruçar sobre como os instrumentos de financiamento disponibilizados pelo DFG e como estes poderão ser melhorados para responder as necessidades de pesquisa para próximas chamadas.

Ainda nesta senda, o grupo consultivo irá expressar-se sobre a identificação de tópicos para próximas chamadas; as formas eficazes de chegar às comunidades científicas e facilitar a colaboração; desenvolvimento de instrumentos de financiamento incluindo o fortalecimento de capacidades de investigação tanto para o lado africano como para o lado alemão e utilização de interfaces para outros intervenientes e redes de financiamento africano. O workshop sobre saúde pública foi organizado em resposta a chamada para submissão de posters para intercâmbio científico entre investigadores africanos e alemães, anunciado pelo DFG, FNI e NSTC. Desta chamada 154 posters foram submetidos, dos quais 51 propostas para iniciação científica foram submetidas e 22 foram aprovadas, sendo 2 propostas de Moçambique. Durante o workshop os investigadores principais puderam apresentar os temas de pesquisa elaborados que irão concorrer para financiamento.