PESQUISADORES DESAFIADOS A DESENVOLVER PARCERIAS SUSTENTÁVEIS

235

O desafio foi lançado esta terça-feira, 13 de Junho, na abertura do treinamento regional sobre elaboração de projectos de investigação, inovação e transferência de tecnologia que decorre na Universidade Púnguè, em Chimoio.

A iniciativa é da Universidade Púnguè, com financiamento do Fundo Nacional de Investigação, e dela participam investigadores, inovadores, docentes e estudantes das províncias de Manica, Tete, Sofala e Zambézia.

Na abertura da formação de dois dias, a Reitora da Universidade Púnguè, Professora Catedrática Emília Nhalevilo, disse que as instituições de ensino superior são chamadas a criar parcerias para a submissão de projectos, por forma a garantir a sustentabilidade das actividades académicas.

Para o Director Científico da UniPúnguè, Prof. Doutor Edson Raso, os projectos devem chamar atenção do financiador, pela clareza da implementação das actividades propostas.

O treinamento regional tem como objectivo principal melhorar a qualidade das propostas de financiamento e serve de troca de experiências em matérias ligadas à qualidade de escrita dos projectos.

A parceria entre a Universidade Púnguè e a sua congénere da Namíbia é apontada como experiência de sucesso no uso de plantas medicinais para a cura de doenças como a malária.