Seminário de Divulgação de resultados dos projectos financiados pelo FNI

657

Por ocasião da Semana da Ciência alusivo ao dia Internacional da Ciência que se assinalou no dia 10 de Novembro do presente ano, a Direcção Provincial da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional da Zambézia realizou no dia 10 de Novembro de 2017 Seminário de partilha de resultados dos projectos financiados pelo Fundo Nacional de Investigação (FNI).

A província da Zambézia é a terceira a nível do país com mais projectos aprovados pelo FNI depois das províncias de Maputo e Manica, tendo sido aprovados 12 pojectos dos quais 4 com desembolsos em 100%, 3 com desembolso de 50%, 2 projectos com desembolso de 60% e 3 projectos em processo de desembolso.

Os 12 projectos aprovados para a sua implementação ao nível da nossa província, correspondem às áreas da agricultura, pecuária, ciências marinhas e pesca e sustentabilidade ambiental e tem um orçamento global de cerca de 12 milhões de meticais e ja foram desembolsado aproximadamente 7 milhões de meticais. Estes projectos estão sendo implementados nos distritos de Quelimane, Nicoadala, Mopeia, Mocuba e Milange e contam para alem dos seus implementadores com o envolvimento de estudantes e produtores locais.

Foram Apresentados os principais resultados alcançados durante implementação de 10 projectos dos quais 5 de Transferência de Tecnologia e 5 de investigação, com vista a analisar a utilidade destes para a área de pesquisa e/ou comunidades rurais e a sua Sustentabilidade.