Jornadas Científicas e Tecnológicas constitui plataforma de transferência de tecnologias

648

As Jornadas Científicas e Tecnológicas de Moçambique, bem como o Seminário Nacional de Divulgação dos Resultados dos Projectos Financiados pelo Fundo Nacional de Investigação (FNI), constituem, segundo o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, plataformas mediáticas e privilegiadas de partilha e, aquisição de conhecimentos e boas práticas relativas à investigação científica e inovação, ao desenvolvimento tecnológico e à transferência de tecnologias.

O ministro falava, em Maputo, durante a cerimónia abertura  das 13as Jornadas Científicas e Tecnológicas de Moçambique e, do 13 ͦ Seminário Nacional de Divulgação dos Resultados dos Projectos Financiados pelo Fundo Nacional de Investigação (FNI).

Na ocasião, apelou à  comunidade académica e científica moçambicana  à dedicar-se a pesquisas que respondam às prioridades de desenvolvimento nacional e, que proponham soluções aos diversos desafios contemporâneos do quotidiano da sociedade.

Subordinado ao lema “Conhecimento Científico na era Digital, Impulsionando o bem-estar das Comunidades, o evento tem contribuído para a implementação de políticas do Governo, no que concerne à promoção da divulgação do conhecimento científico como fundamento para a indução do crescimento e desenvolvimento socioeconómico nacional, bases para a promoção do bem-estar social.

Com efeito, para as presentes Jornadas Científicas e Tecnológicas foram apurados à apresentação 71 trabalhos, sendo 54 de pesquisadores do sexo masculino e 17 do sexo feminino, correspondentes às áreas de Ciências Sociais e Humana (15), Ciências de Educação (15), Ciências de Saúde (12), Ciências Agrárias, Animais e Florestais (11), Água (cinco), Sustentabilidade Ambiental (cinco), Ciências Económicas (três), Ciências Marinhas e Pescas (dois), Recursos Minerais (dois) e Etnobotânica (um).

Entre os trabalhos aprovados à apresentação no âmbito das presentes Jornadas Científicas e Tecnológicas por províncias, Cabo Delgado contribui com 3 trabalhos, Niassa com 3, Nampula com 18, Zambézia com 2, Tete com 3, Manica com 3, Sofala com 1, Inhambane com 4, Gaza com 16 e Maputo com 18.

É expectativa do dirigente que, à cada ano, estas Jornadas Científicas e Tecnológicas de Moçambique, organizadas pelo FNI, tenham uma abrangência crescente, em termos de cobertura nacional (incluindo pesquisadores localizados nos distritos e localidades de Moçambique), bem como abarque as mais diversificadas áreas do saber.

Ainda segundo o dirigente, com a realização das 13as Jornadas Científicas e Tecnológicas de Moçambique e, do 13 ͦ Seminário Nacional de Divulgação dos Resultados dos Projectos Financiados pelo FNI, as instituições de ensino superior e de investigação científica, os pesquisadores, estarãomelhor munidos de ferramentas teóricas, analíticas e práticas para melhor implementação e gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Por isso, fazemos votos que os trabalhos que serão partilhados no decurso deste evento, tenham o condão de apresentar soluções para os desafios de desenvolvimento nacional e concorram para a consolidação de um modelo de desenvolvimento nacional sustentável, capaz de atender às justas demandas sociais”, salientou.

Importa recordar que a Ciência, a Tecnologia e a Inovação são instrumentos cruciais e catalisadores do crescimento e desenvolvimento socioeconómico de uma nação, para a geração de emprego e renda. O trabalho dos cientistas e investigadores é determinante para a produção de soluções científicas e tecnológicas que atendam às reais necessidades das comunidades.

Intervenção de Encerramento Da Directora Geral do Fundo Nacional de Investigação, Professora Doutora Vitoria Langa de Jesus 13as Jornadas Cientificas e Tecnológicas de Moçambique

Excelentíssimo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Excelentíssimos Senhores Representantes das Instituições de investigações cientificas;

Caríssimos Investigadores e Inovadores

Ilustres Convidados;

Minhas Senhoras Meus senhores;

Todo o Protocolo Observado.

Muito boa tarde a todos!!

E com a mais profunda humildade que, mais uma vez, manifesto meu mais sincero agradecimento a todos participantes deste evento, pela confiança e crédito que conferiram ao Fundo Nacional de Investigação, com a partilha e debates calorosas atinentes ao conhecimento científico e tecnológico nas diversas áreas.

Minhas Senhoras e Meus Senhores

As 13as Jornadas Cientificas e Tecnologia de Moçambique e 13 ͦ  Seminário de Divulgação dos Resultados dos Projectos financiados pelo FNI, decorreram nos dias 08 e 09 do corrente mês, em formato totalmente online com mais de 350 Participantes de entre investigadores, docentes, inovadores, estudantes e outros profissionais oriundos de todas as províncias do pais. O Evento, contou com a participação especial do professor Doutor Delfim Leão, Membro do Open Scinence Advisory Committee – EU e Vice-reitor para a Cultura, Comunicação e Ciência Aberta na Universidade de Coimbra, Portugal.

Foram apurados a apresentação 71 trabalhos, sendo que 54 de pesquisadores do sexo masculino e 17 do sexo feminino. Tendo sido divulgados 68 resultados organizados nos seguintes paines; Ciências Sociais e Humanas, Ciências agronómicas, animais e florestais, Ciências de Saúde e etnobotânica, Educação e Ciências Económicas e águas.

Estimados Investigadores, Inovadores e Académicos

Meus Caros

Estiveram durante os dois (2) dias a darem o seu máximo na partilha e debate do conhecimento virado na busca de soluções para os desafios do desenvolvimento nacional.

São reconhecidos contributos da investigação cientifica e tecnológica académica para a resolução de problemas incluídos no núcleo estruturante das preocupações do desenvolvimento sustentáveis, tais como o bem-estar económico, a saúde, a probreza, a segurança, a biodiversidade e a proteccao ambiental.

Pela qualidade dos debates dos trabalhos apresentados, estamos mais uma vez convictos de que a Ciência, tecnologia e a inovação constituem e sempre constituirão os motores dinamizadores do nosso desenvolvimento.

GOSTARIA DE REITERAR AS MINHAS FELICITAÇÕES E PEDIR UMA SALVA DE PALMAS BEM FORTES!! E agradecer do fundo do meu coração a todos os que se fizeram presente as 13as Jornadas Cientificas e Tecnológicas de Moçambique e 13 ͦ  Seminário Nacional de Divulgação dos Resultados dos Projectos financiados pelo FNI. Com estas palavras tenho a honra  e previlegio de declarar encerradas as 13as Jornadas Cientificas e Tecnologicas de Moçambique  e o 13 ͦ  Seminário Nacional de Divulgação dos Resultados dos Projectos financiados pelo FN.