Cursos de Curta Duração em Gestão Ambiental 2018

 

 Exmo. (a) Senhor (a),

Temos a honra de informar que no quadro do apoio aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, o Ministério Federal do Meio Ambiente, Protecção da Natureza, Construção e Segurança Nuclear (BMUB) da Alemanha, junto do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da UNESCO,  oferecem cursos de curta duração em gestão ambiental, edicção 2018-2019.

Os cursos terão lugar no Centro de Pós-graduação Internacional em Gestão Ambiental (CIPSEM) da Universidade Técnica de Dresden, na Alemanha, e destinam-se principalmente a futuros líderes promissores, de governos nacionais e regionais, bem como de organizações não-governamentais. Os cursos gozam de uma grande reputação internacional e estão a ganhar crescente demanda.

Para a edição 2018-2019 estão previstos os seguintes cursos:

·         “Integrated Water Resource Management – Quantity, Quality and Health”, a decorrer de 30 de Agosto a 26 de Setembro de 2018. Para este curso, as candidaturas podem ser submetidas de 20 de Fevereiro a 16 de Abril de 2018;

·         “Sustainable Cities”, a decorrer de 10 de Outubro a 02 de Novembro de 2018. Para este curso, as candidaturas podem ser submetidas de 06 de Março a 07 de Maio de 2018;

·         “Renewable Energy and Energy Efficiency”, a decorrer de 14 de Novembro a 07 de Dezembro de 2018. Para este curso, as candidaturas podem ser submetidas de 06 de Março a 07 de Maio de 2018;

·         “Environmental Management for Developing Countries”, a decorrer de 10 de Janeiro a 12 de Julho de 2019. Para este curso, as candidaturas podem ser submetidas de 03 de Abril a 05 de Junho de 2018.

Estes cursos são concebidos para preparar os participantes para suas tarefas de planeamento, coordenação e gestão relacionadas ao meio ambiente dentro dos ministérios e instituições governamentais da área, bem como de organizações não-governamentais de países em desenvolvimento.

Espera-se que os participantes tenham formação superior, experiência profissional relevante de vários anos e sejam propostos por suas instituições.

Para os cursos de curta-duração específicos, deveriam ser propostos especialistas que já tenham uma função de gestão na respectiva área temática (por exemplo, chefe de departamento).

Para o curso com duração de seis meses deveriam ser propostos candidatos (também jovens) que tenham uma perspectiva de carreira promissora.

Os cursos serão ministrados em inglês. 

Mais detalhes sobre os procedimentos para as candidaturas constam dos anexos a este E-mail, bem como da página www.tu-dresden.de/cipsem.

Observando os prazos acima mencionados, as candidaturas deverão ser submetidas no Portal www.apply-unep-unesco-bmub-courses.de.

 

 

UNEP_UNESCO_BMUB_Info-Flyer                                               UNEP-UNESCO-BMUB__Course_Programme_2018-19


FNI

Directora Executiva do FNI

Profa. Doutora Vitoria Langa De Jesus

 

A missão do FNI é:

"Promover a divulgação do conhecimento científico, a investigação científica, a inovação tecnológica e a formação de investigadores, contribuindo, em particular, para a redução da pobreza no País e, em geral, para o desenvolvimento sócio-económico de Moçambique".

 

info@fni.gov.mz

Tel: (+258) 21724917