10as Jornadas Cientificas de Moçambique - FNI 2017 Província de Gaza

Inovação científica e transferências de tecnologias devem desenvolver a económico do País
Defende Jorge Nhambiu
Teve início ontem, na cidade de Xai-Xai, província de Gaza, as Décimas Jornadas Científicas de Moçambique e, quartas regionais orientadas, pela Sua Excelência Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Jorge Nhambiu.
Na ocasião, o ministro afirmou que a realização das Jornadas Científicas e Tecnológicas de Moçambique em moldes regionais, visa propiciar a maior articulação possível dos investigadores, docentes, inovadores e estudantes que se fizeram presentes no respectivo local do evento, promovendo, por conseguinte, maior equidade nacional e acesso a plataformas de divulgação, de resultados de trabalhos de investigação.
De acordo com Nhambiu, a divulgação científica tem um papel importante para que a população adquira conhecimento sobre ciência e seus benefícios e saiba ainda o quanto ela esta presente no seu dia-a-dia. De referir que a nona chamada para submissão de projectos para financiamento esta direccionada a propostas de projectos de investigação que estão dentro das áreas prioritárias definidas pelo governo de Moçambique, nomeadamente agricultura, energia, infra-estruturas turismo.
“Os referidos projectos de investigação submetidos para o financiamento, devem procurar trazer soluções de forma clara e objectiva a problemas específicos através da geração de novo conhecimento e/ou tecnologia adequada tenha impacto a curto e/ou médio prazo para a maioria da população rural em termos de melhoramento das suas condições de vida, segurança alimentar, aumento de rendimento ou diversificação das estratégias para a sua sobrevivência, assim como a produção científica através da publicação dos resultados alcançados em revistas de reconhecido mérito ” sublinhou Nhambiu.
Um dos grandes desafios que a instituição de que Nhambiu é dirigente é sem duvidas a articulação da investigação com o empresariado e a comunidade para que as soluções produzidas pela ciência sejam usadas e produzam o impacto necessário na vida quotidiana da sociedade.
Nesta jornada foram recebidos mais de 173 trabalhos dos quais 93 resumos foram aprovados para apresentação nessa décima jornada científica e tecnológica. Os referidos resumos dividem se entre diversas áreas dentre ela agricultura, construção, energia, saúde, ciências marinhas e pesca, etnobotanica, sustentabilidade ambiental aguas e tecnologias de informação e comunicação