Dia da Mulher Moçambicana: FNI participa da palestra sobre Violência Domestica organizada pelo MCTESTP

No âmbito das celebrações do dia da Mulher Moçambicana, que se assinala a 7 de Abril de cada ano, teve lugar no Salão de Festas do Instituto Comercial de Maputo, na cidade de Maputo, as Celebrações do Dia da Mulher Moçambicana no Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP).

Sob o Lema: “Justiça e Trabalho Digno: Homens e Mulheres Unidos no Combate à Violência”, a efeméride é comemorada em tributo à heroína moçambicana, Josina Machel, que se destacou durante a Luta de Libertação Nacional pela sua coragem, dedicação e entrega na busca pela independência da mulher moçambicana.

Segundo o ministro da Ciência e Tecnologia Ensino Superior e Técnico Profissional, Jorge Nhambiu, o lema supracitado, renova o apelo para que o Estado, Governo, Partidos Políticos, Sociedade Civil, entre outros, continuem a trabalhar pela igualdade de direitos e de oportunidades entre o homem e a mulher, por se tratar de um imperativo constitucional, moral, social e, de reconhecimento às obras e emancipação da mulher moçambicana.

Como afirma o ministro Jorge Nhambiu, não podemos celebrar o “Dia da Mulher Moçambicana” sem prestar a devida homenagem e tributo à Josina Machel, heroína nacional, esteio e inspiração da emancipação da mulher moçambicana.

Um marco importante foi a apresentação da Palestra sobre “Violência Doméstica”, proferido pela palestrante, Celestina Moniz, onde destaca o acto como um dos mais graves problemas que ocorre diariamente em Moçambique e noutros países, apesar de existir um quadro institucional e legal nacional relativo a matéria.

Num outro desenvolvimento, o ministro Jorge Nhambiu, atribui responsabilidades iguais ao homem e à mulher no combate cerrado à violência, em todas as suas vertentes e manifestações

“Aproveitamos o ensejo para repudiar todo o tipo de violência que tem perturbado recentemente a sociedade moçambicana”, sublinhou.

 

 

Importa referir que a cerimónia central de lançamento do mês da mulher foi realizada no dia 24 de Fevereiro, na província de Cabo Delgado e foi dirigido pela esposa de sua excelência o Presidente da República, Dra. Isaura Nyusi.