Projectos Financiados

 

Trata se de um projecto ja comcluido com orçamento de 160.000,00MT, localizado na Cidade de maxixe, Província de Inhambane, coordenado pelo Sr. Romeu Macatamela, na qual foi montado um sistema de pré-aquecimento com a produção de cerca de 100% do óleo proveniente do coco processado com um  impacto económico e social aos benefícios directos e indirectos das comunidades locais. E de referir que tanto o óleo virgem como o bagaço de coco a fabrica consegue exportar para África de sul e Malásia onde o coordenador tem parceria com alguns empreendedores destes países.

 

Este projecto foi criado com o objectivo de potenciar a unidade piscícola existente para melhor transferir conhecimentos e tecnologias de criação de espécies selecionadas de tilápias às comunidades locais com integração Agro-Pecuária.
Projecto orçado em 1.250.000MT, e coordenado por Sr. Jeremias Agapito docente do ISPG. Este projecto  e um centro de estudos para os estudantes das universidades Eduardo Mondlane e ISPG (Instituto Politécnico de Gaza).
Além daqueles resultados, o projecto fez aquisição de equipamentos e bens, construção de caixa e deposito de distribuição de água, construção de um armazém com três compartimentos, pesca e seleção das Tilapias e povoamento, distribuição das espécies pelos tanques, reabilitação dos tanques de betão e escavação, vasão, limpeza e desinfeção dos tanques, fertilização dos taques, construção de sala e gabinete, pescas de amostragem, disponibilização do espaço a comunidade e estudantes para a formação em aulas praticas e estágios, disponibilização do espaço para a realização de ensaios a estudantes para a culminação dos cursos, formações.

 

Trata se de um projecto coordenado por Sr Eugenio Benhe e localizado nos povoados de chitondo, com replicas em Mangachilo e Lichanga no Distrito de Zavala.
O projecto tinha como objectivo processar produtos agrarios como forma de conservar estes e comercializar em varios mercados. Este projecto apesar de ter terminado em termos de projecto as associacoes que trabalham nela continuam a fornecer os seus produtos em todas as estacoes de bombas de combustível desde Zavala a Maputo.

 

Projecto em curso e que esta sendo implementado pelo INGC de Vilankulo em coordenação com o SDAE deste município e do Distrito de Mabote, coordenado por Cândido Sinai Mapute funcionário daquela instituição. Este projecto foi criado  com o propósito de apurar a eficácia e eficiência do uso de potes de barro para rega de hortícolas em estufa, este ensaio serve também como base comparativa nos seguintes aspecto: exigências de água de rega durante o ciclo de crescimento da cultura e frequência da rega.